Como é a dependência de álcool?
É a vontade incontrolável de beber, falta de controle ao tentar parar a ingestão, tolerância ao álcool (doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida) e dependência física, que se manifesta com sintomas físicos e psíquicos nas situações de abstinência alcoólica.
Quais as consequências?
O dependente de álcool pode manifestar alguns sintomas quando interrompe o consumo, como: tremores nos lábios e extremidades (mãos, pés), náuseas, vômitos, suor excessivo, ansiedade, irritação, podendo evoluir para convulsões e estados de confusão mental, com falta de orientação no tempo e no espaço e alucinações.
Quais as recomendações?
Antes de tudo é preciso reconhecer que é etilista (pessoa que depende de bebida etílica como o álcool) e querer mudar a situação. Depois, a família e/ou o dependente devem procurar o médico que avaliará as possibilidades de tratamento que pode envolver a desintoxicação, que é a retirada da bebida com acompanhamento profissional, a ingestão de medicamentos que auxiliam no controle do desejo de beber e aconselhamento individual ou em grupo.